sexta-feira, 6 de abril de 2018

Começam as obras do BRT soteropolitano. Previsão de conclusão e operação é de 2 anos

Esta semana foram iniciadas as obras do BRT de Salvador, que inicialmente ligará o Terminal da Lapa até o bairro do Iguatemi, onde situam os shoppings mais importantes da capital. O site oficial do BRT Salvador foi lançado e confirma que o tipo de ônibus escolhido é o articulado, já consagrado neste tipo de sistema.

O sistema será dividido em três tipos de linha:
- LINHAS EXPRESSAS: Veículos que saem de uma estação a outra sem parar nas intermediárias.
- LINHAS PARADEIRAS: Veículos que vão parando em pontos reservados durante o percurso.
- LINHAS EXPANDIDAS: Veículos que operam no BRT mas se deslocam a áreas adjacentes para pegar passageiros e retornar às pistas de BRT.

A previsão é que comecem a operar em 2 anos, ou seja 2020. Não há informações sobre qualquer ampliação do sistema, que terá interação com outros modais. Com o BRT, o sistema de ônibus existente continuará existindo, apesar da possibilidade de extinção de linhas envolvidas com o percurso do BRT, o que já acontece com linhas envolvidas com o percurso do metrô.

Em 1990 houve uma tentativa de implantação de uma espécie de BRT em Salvador, conhecido como "Transporte Municipal de Massa", operado pela empresa Ogunjá (veja foto que ilustra esta postagem). O sistema foi extinto na década de 2000, alguns anos após a extinção da empresa.

O BRT de Salvador chegou a ser operado pela empresa sergipana São Pedro (posteriormente denominada Barramar), com a Ogunjá operando linhas fora do sistema. Ambas as empresas estão hoje extintas. Aguardemos a implantação do BRT de Salvador.

(Publicado no site Omni-BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.