sexta-feira, 24 de junho de 2016

Salutaris acabou. Carros já fazem as linhas com nome da Águia Branca

Várias empresas tradicionais estão deixando de existir, seja por estratégia empresarial, seja por dificuldades financeiras. Este caso, envolvendo a mais tradicional empresa da região que contorna o rio Paraíba do Sul, vizinho a Minas Gerais, pertence a primeira situação. 

A empresa Salutaris, que há alguns anos havia perdido a sua identidade visual, acaba de perder também o seu nome. A empresa, surgida em 1945, em Três Rios, cidade que estou começando a criar um certo afeto, apesar de não ter conhecido pessoalmente (lá situa um curso de Logística que pretendo fazer, o que me obrigou a pesquisar mais sobre a cidade), mas com escritório-sede em São Paulo e no município de Paraíba do Sul, havia sido adquirida pela empresa capixaba Águia Branca. 

A Águia Branca é velha conhecida minha nos tempos de Salvador (ela faz muitas linhas internas no estado da Bahia) e havia adquirido a Sulba, que ainda existia até eu sair de Salvador e voltar a Niterói. Creio que com o fim da Salutaris, a Sulba também tenha batido as botas, entregando as linhas para a empresa-mãe.

Fotografei em Niterói um exemplar para Werneck, distrito de Paraiba do Sul que no Google Earth é puro mato. Acredito que a linha na verdade serve a rodoviária do município, que é instalada no referido bairro. Estas fotos coincidentemente foram tiradas no dia em que fui pegar informações no guichê da Águia Branca (por uma funcionaria linda e bem simpática, meiguinha), sobre os horários para ir a Três Rios.

Na foto, o carro já aparece com o nome da Águia Branca, com o código do Detro 193, tradicional da Salutaris. O nome da antiga empresa aparece pequeno na frente como se não fosse nome de empresa e sim do do serviço da linha. 

Apesar de ter gostado de ver a Águia Branca operando a linha, fico triste em saber que uma empresa que conheci na minha infância já não existe mais. E olha que para mim, a Salutaris já havia acabado quando deixou de ter pintura própria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.