domingo, 9 de novembro de 2014

Especial Fetransrio 2014

Na última semana ocorreu a 10ª edição do Fetransrio no Rio Centro, em Jacarepaguá, evento que mostra as novidades do setor de ônibus. Apesar de entusiastas poderem ir ao evento, ele é mais direcionado a empresas e especialistas técnicos, que entendem do funcionamento dos ônibus.

Este ano, o evento foi um pouco escasso em novidades. Até o espaço interno do galpão não foi totalmente preenchido, havendo uma grande área vazia no final do salão. 

Na verdade, a grande vedete do evento foi a sustentabilidade, estimulando um transporte menos poluente. pode-se dizer que a preocupação de um ar mais limpo pode ter sido o principal tema da Fetransrio, que curiosamente ocorreu ao mesmo tempo que dois outros eventos sobre ônibus em São Paulo (não relacionados com a Fetransrio, mas bem mais interessantes em novidades).

Os maiores destaques foram a instalação definitiva de duas marcas no mercado de ônibus no Brasil: a italiana Iveco (FIAT Ônibus e Caminhões, para os íntimos) e a chinesa BYD.

A Iveco, que há alguns anos vem testado com muito sucesso vários modelos de chassis para ônibus, usou o evento para se consagrar definitivamente e anunciar que já está fabricando modelos de chassis para serem comercializados. Vários modelos foram mostrados, encarroçados com modelos conhecidos.

A BYD (Build your dreams - construa seus sonhos - que também fabrica baterias para celular)anunciou que já se instalou em Campinas/SP, para fabricar a versão brasileira de seu ônibus, o único elétrico que funciona totalmente a bateria. Foi mostrado um exemplar com as características brasileiras, com poltronas iguais aos da CAIO e letreiros em português. O ônibus realmente é muito bonito e bem espaçoso. Empresas de São Paulo já encomendaram veículos da BYD para rodarem definitivamente na capital paulista. Lembrando que a BYD já é sucesso em vários países, incluindo o exigente mercado dos Estados Unidos.

Outras marcas preferiram mostrar novas versões de modelos existentes, sejam com grandes alterações (como o Torino da Marcopolo e o Apache da CAIO), seja com alterações pouco perceptíveis para quem não entende da parte técnica.

Aqui algumas fotos, algumas delas com a nitidez um pouco prejudicada pelo excesso de iluminação do evento.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.