domingo, 11 de agosto de 2013

Porto Alegre inaugura seu primeiro Aeromóvel

Foi inaugurado ontem na capital gaúcha, o primeiro aeromóvel do Brasil, uma espécie de trem movido a vento, uma tecnologia barata e inédita no país que pode revolucionar a mobilidade urbana. A fase inicial será gratuita, mas após esta fase o bilhete de passagem será bem barato: R$ 1,70, o mesmo do sistema de trens do município, o Trensurb.

O sistema funciona através de um ventilador que gera vento para impulsionar o movimento do trem, que roda sem condutor. Há no trem um outro sistema sobressalente caso haja algum problema com o ventilador. Como sou leigo, prefiro que o caro leitor veja uma explicação melhor aqui neste link.

Por enquanto irá rodar um trem com capacidade para 150 passageiros, em um curto trajeto, mas de grande demanda. Outro trem com o dobro da capacidade está sendo aguardado para ser colocado no sistema, que promete se ampliar.

É uma boa alternativa, visto o fracasso do BRT no Rio de Janeiro, já que entendo que o futuro do transporte deveria ser em trilhos e não no asfalto, lerdo e de tecnologia obsoleta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.