domingo, 5 de maio de 2013

O primeiro Citmax refrigerado

Considerado um fracasso em sua linha de produtos, a Marcopolo/Ciferal decidiu tirar o Citmax de linha e matar de vez a marca Ciferal como encarroçadora, limitando a dar nome a filial carioca da encarroçadora gaúcha. Pelo visto, o Citmax, apesar de bonito e leve, não agradou a maioria das empresas.

Mas o Citmax continua rodando por aí, tanto por empresas qua ainda não se livraram dele quanto por empresas que o adquiriram usados, vindos de outras empresas que o dispensaram. Uma delas é a da empresa de fretamento Nova Log Service, a mesma que em outra carroceria, tive a oportunidade de clicar parado no Fonseca, que inseriu uma novidade que não fazia parte da carroceria: o ar condicionado.

O Citmax foi criado para ser um modelo abaixo do básico, para empresas que queria reduzir seus custos. A configuração de chassis e de outras características era o mais básico possível. Por isso não existe Citmax Volvo ou com ar condicionado vindo de fábrica. Se existe são adaptações enxertadas pelas empresas operadoras. Uma empresa de Campinas reformou um GLS Bus e criou a versão articulada do Citmax. E a Nova Log colocou ar condicionado em um exemplar comprado de outra empresa. É a foto que ilustra esta postagem. Curtam a foto, clicada por um xará meu em Itaboraí.

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