segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fetransrio 2012: Eu fui!

No último dia 04/10/2012, tirei o dia para ir a edição de 2012 da Fetransrio evento bienal sobre ônibus que ocorre no Rio de Janeiro. Já havia ido à de 2010, mas estava sem máquina, que tinha pifado justamente dois dias antes. Agora, o meu celular atual quebrou esse galho e permitiu umas fotos em média resolução.

O evento foi melhor do que o de 2010. Primeiro porque ocorreu no Rio Centro. Além de ter dado a oportunidade de conhecer o famoso centro de convenções carioca (eu que morei de frente ao similar da capital baiana), foi muito mais seguro do que a Marina da Glória, de acesso por ruas desertas e sem movimento. Segundo porque o ano de 2012 foi um anos de muitas novidades nas indústrias de carrocerias e as de chassis.

Aproveito para dizer que não fotografei nenhum chassis cru. Admirar chassis de ônibus é o mesmo que admirar a mulher pelo esqueleto. Deixo o chassis sem carroceria para os técnicos. Eu sou apenas admirador, conhecido verdadeiramente como busófilo, palavra pouco usada, mas específica para quem não entende da parte técnica.

Já na entrada, pude encontrar algumas excelentes novidades paradas no pátio do Rio Centro, fora da exposição oficial. Foi aí que eu vi a novidade que eu mais gostei: o articulado traseiro da MAN/Volkswagen, o 26330 OTA. Estava encarroçado com o lindíssimo Viale BRT, ainda sem pintura. Havia outros ônibus, mas o destaque era este. Todos estavam com portas fechadas, não pude fotografar internamente.

No salão ocorria a exposição oficial, aí sim, com direito a fotos internas. Pude entrar inclusive em um ônibus leito. Somente uma vez na vida pude viajar de ônibus com poltrona leito: na viagem definitiva de mudança para Salvador, em 1990. Mas o que estava exposto, um Marcopolo LD, era ainda mais confortável.

Não vi busólogos conhecidos por lá. O horário que eu fui (entre 13:20 e 15:30) era um horário meio difícil para a maioria por causa de seus empregos. Como estou momentaneamente desempregado, pude ir no horário, que estava bem mais tranquilo que o turno da noite, mais lotado e por isso mais difícil de fotografar.

Pude fotografar muitas fotos que serão postadas aos poucos por aqui e em outros blogues sobre transporte que eu tenho. Foi uma tarde proveitosa e bem divertida e como falei, foi a oportunidade de conhecer o Rio Centro, com direito a ver a Cidade do Rock, onde em 1985 ocorreu o melhor festival de música que já aconteceu no Brasil, a primeira - e legítima - edição do Rock in Rio.

Aqui vão algumas fotos do evento. As que eu apareço foram tiradas pelo meu irmão Alexandre, que também estava no evento.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.