sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O abandono do Plano Inclinado

O serviço de bonde do Plano Inclinado Gonçalves, que ligava a parte baixa com a parta alta de Salvador, Bahia, está há dois anos em completo abandono. É uma pena, pois foi um dos principais meios de transporte que ligava estas duas partes da cidade. Eu mesmo era um usuário assíduo desse sistema quando eu morava na capital baiana e pude comprovar a sua eficácia, além do baixo custo e do tempo reduzido.

Argumentam as autoridades que há uma instabilidade com a encosta que o sustenta. E daí? Não dá para realizar estudos para a construção do mesmo em lugar próximo? Os comerciantes da área, que se beneficiaram com o movimento, reclamam prejuízo.

Além disso, os trabalhadores que precisam se deslocar pelas duas partes se queixam do aumento no tempo e nos custos do percurso, já que tem que usar ônibus. Mesmo assim, tem que andar mais um pouco, pois a localidade onde fica a parte alta do terminal do bonde fica numa área onde não circula ônibus, principalmente os que vem da cidade baixa, forçando uma longa caminhada da Rua Carlos Gomes (onde fica o pinto mais próximo dos ônibus que vem da "cidade baixa") à praça onde fica o terminal superior do Plano.

Torcemos que alguma coisa seja feita. Claro que há o famoso Elevador Lacerda. Mas ele fica bem longe. A vantagem do Plano Gonçalves é a proximidade do vasto comércio que se situa no terminal inferior, incluindo muitas instituições financeiras muito úteis para quem precisa pagar ou receber pagamentos para se manter e cumprir seus compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.